A nova modalidade de assaltos a condomínios em São Paulo

A nova modalidade de assaltos a condomínios em São Paulo

Por: Redator - 15 de Julho de 2025

A nova modalidade de assaltos a condomínios em São Paulo

Os ladrões são jovens, com boa aparência, que entram e saem pela portaria sem violência. Uma prática que indica falhas no controle de acesso

Notícias frequentes de assaltos a condomínios, vindas de diferentes bairros de São Paulo, estão deixando gestores e moradores preocupados. O que chama a atenção é que, quase sempre, são praticados da mesma forma – uma modalidade pontual, que utiliza jovens ligados a pequenas quadrilhas para cometer o delito.

“Constatamos um aumento de assaltos aos condomínios da cidade, já nesses primeiros meses. Acompanhamos várias ocorrências, o que nos leva a crer que o aumento dos crimes contra condomínios –  retratado em 2018 pelos dados oficiais – continua”, analisa José Elias Godoy,

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) apontou 1.300 crimes contra condomínios praticados de janeiro a abril, contra 832 registrados no mesmo período do ano anterior. Isso representa um aumento de 56% no número de assaltos.

“Em 90% dos casos, as invasões se dão pela porta da frente. Eles entram por ela e saem por ela”, afirma Godoy.

Um sinal de alerta acende para as falhas de procedimentos na portaria. São, segundo o especialista, uma combinação de falta de conhecimento, distração e despreparo dos colaboradores. “Os ladrões percebem a fragilidade e a vulnerabilidade dessa área,  que pode ser facilmente invadida”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE