Acidentes domésticos, atenção com as Crianças

Acidentes domésticos, atenção com as Crianças

Por: Redator - 15 de Julho de 2025

Acidentes domésticos, atenção com as Crianças

Em meses de férias no qual as crianças passam mais tempo em casa. O tempo ocioso desperta ainda mais a criatividade e a curiosidade dos pequenos. Tudo isso pode ocasionar em acidentes domésticos, o que, segundo dados do Ministério da Saúde, já gerou cinco mil mortes por ano e 110 mil casos de hospitalização. Além disso, durante as férias, os acidentes domésticos aumentam cerca de 25%.

Entre as principais causas de acidentes domésticos estão afogamento, queda, sufocação, queimaduras, choque elétrico, envenenamento por plantas e animais venenosos. No ano de 2011 ocorreram 3.739 casos de acidentes domésticos, o que foi a principal causa de óbitos entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos.

Segundo a ex-coordenadora de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde, Marta Maria Alves da Silva, o grande número de acidentes domésticos no Brasil é um dos fatores que mais causa impacto no sistema de Saúde, sendo grande também na qualidade de vida das pessoas, mas, felizmente, são passiveis de prevenção.

É de extrema importância manter-se atento aos pequenos riscos dentro de casa, por mais que pareçam insignificantes. Crianças e idosos são as principais vítimas desse tipo de acidente, portanto, os cuidados devem ser redobrados.

Para evitar tais situações, alguns cuidados tornam-se necessários, como, por exemplo:

  • Usar protetores de tomadas para evitar choque elétrico;
  • Colocar protetores nas pontas de mesas de vidro para que ninguém venha a ferir-se;
  • Utilizar redes de proteção em janelas para evitar quedas;
  • Usar grades de segurança no topo e pé de escadarias a fim de evitar quedas;
  • Panelas no fogão devem sempre ficar com o cabo virado para dentro, evitando que alguém bata e se queime;
  • Manter produtos químicos e objetos cortantes em lugares trancados;
  • Quando for trocar fralda, nunca deixe uma criança sozinha. Não se deve deixar um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.

Acidentes domésticos, atenção com as Crianças

Acidentes domésticos, atenção com as Crianças Acidentes domésticos, atenção com as Crianças
Acidentes domésticos, atenção com as Crianças Acidentes domésticos, atenção com as Crianças Acidentes domésticos, atenção com as CriançasAcidentes domésticos, atenção com as Crianças

WhatsApp ACTUAL
ACTUAL www.actualserv.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×